segunda-feira, 25 de novembro de 2013

NIKE APRESENTA EQUIPAMENTO DA SELECÇÃO BRASILEIRA PARA 2014











 

 
A Nike apresentou ontem, no Rio de Janeiro, o novo equipamento principal da Selecção Brasileira de Futebol. O equipamento que será utilizado pelo país anfitrião no próximo verão combina performance, inovação, design e sustentabilidade ambiental.
 
REGULAÇÃO TÉRMICA E CONFORTO
A prioridade para as equipas de design da Nike é garantir a melhor performance dos atletas durante o jogo, regulando a temperatura corporal. Utilizando uma combinação da tecnologia Nike Dri-FIT, malha “burnout” e orifícios de ventilação perfurados a laser, os designers conseguem criar refrigeração nas zonas onde os jogadores mais necessitam.
 
A tecnologia Nike Dri-FIT expulsa a humidade da pele para o exterior da camisola, evaporando-a mais rapidamente. Os orifícios perfurados a laser, juntamente com uma malha avançada em zonas-chave, permitem aumentar a respirabilidade e a ventilação da pele.
 
“Ao manter o corpo mais fresco durante mais tempo, os jogadores sentem-se mais confortáveis, suam menos e têm um melhor desempenho em campo”, refere Martin Lotti, director criativo da Nike Football.
 
Para além de manter o jogador fresco, a Nike utiliza um novo tecido dual-knit que incorpora algodão e poliéster reciclado aumentando assim as propriedades de absorção da humidade, ao mesmo tempo que acrescenta um toque mais suave e ajustado.
 
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Em linha com o compromisso da Nike de oferecer o melhor desempenho com o menor impacto ambiental, as camisolas, os calções – e pela primeira vez num equipamento de uma Selecção, as meias – são fabricadas a partir de garrafas de plástico recicladas. (Poliéster 100% reciclado nos calções, 96% na camisola e 78% nas meias). Cada equipamento é concebido através da utilização de uma média de 18 garrafas de plástico recicladas. Desde 2010, a Nike já retirou cerca de 2 mil milhões de garrafas de aterros, o suficiente para cobrir mais de 2.800 campos de futebol.
 
DESIGN “COM ALMA”
Inspirada pela criatividade ímpar do Brasil, a equipa de design da Nike tentou replicar a cultura única e específica do país no design do novo equipamento da Selecção, permanecendo fiel à cultura e à tradição da camisola amarela.
 
“A camisola do equipamento principal é como a bandeira nacional; simboliza o país e o seu povo. Quisemos criar uma fusão entre a trepidante velocidade do futebol e a cultura do Brasil, ao mesmo tempo que nos mantivemos fiéis àquilo que o equipamento representa”, refere Martin Lotti.
 
A camisola apresenta um colarinho em Y que permite um look confortável e ajustado, resultado de uma análise tridimensional de cada membro da selecção brasileira levada a cabo pelos designers da Nike, que utilizaram esses dados para criar uma forma de colarinho que maximizasse a comodidade.
 
O símbolo da Confederação Brasileira de Futebol foi também renovado. Um bordado metálico dourado foi acrescentado ao símbolo original para lhe dar maior brilho; para além disso a versão de 2014 é ligeiramente maior.
 
Na parte de trás do símbolo, no interior da camisola, está a inscrição “Nascido para jogar futebol”. A Nike também trabalhou com o designer brasileiro Bruno Big para desenhar um símbolo de orgulho do país na parte de trás do pescoço, em cada camisola: um pequeno canário amarelo representando a “Canarinha”.
 
“Usar a amarelinha é uma honra para mim e para os meus colegas de equipa”, refere Neymar. “O Brasil é um sítio muito especial para jogar futebol, e nós queremos esforçar-nos ao máximo e vencer pelo nosso país. Este equipamento ajuda-nos a alcançar esse objectivo graças à tecnologia e à inspiração que representa”.
 
Os calções são na clássica cor azul com uma risca branca. Simples e icónicos, o ajuste é mais fino e adaptado ao corpo, tendo sido desenhados para potenciar o movimento e conforto.
 
O nome e o número de cada jogador foram também cuidadosamente desenhados com um mini orifício que permita eliminar a humidade e regular a temperatura. O estilo do nome e número dos jogadores é inspirado nos tipos de letra clássicos usados na arte de rua do Brasil. Todas as camisolas que vão ser usadas pelos jogadores e vendidas no Brasil, são fabricadas no Brasil.
 
O EQUIPAMENTO PERFEITO
Os designers utilizaram imagens tridimensionais do corpo de todos os membros da selecção brasileira para recolher dados sobre a forma dos jogadores e conceber um equipamento melhorado, mais confortável e que permita que o corpo se movimente de forma mais natural.
 
Ao mesmo tempo que estudaram em detalhe todos os elementos dos equipamentos modernos de futebol, os designers da Nike prestaram especial atenção às meias. Combinando as visões de jogadores de elite e a pesquisa de novos materiais e processos, as meias Nike Elite Match Fit destacam-se pelo seu design, mais atractivo e específico para futebol. As zonas de reforço, estrategicamente posicionadas, garantem conforto e protecção no dedo grande do pé e nos tornozelos, onde ocorrem a maioria dos impactos; e o reforço no arco do pé, segurando-o com firmeza, minimiza o risco de escorregamento.
 
NIKE PRO
A camisola Nike Pro é a mais leve de sempre da Nike e destaca-se pela sua respirabilidade e ventilação.
 
Olhando para 2014, a Nike vai oferecer uma variedade de camisolas Nike Pro aos jogadores. Este produto foi desenhado para enfrentar a amplitude de temperaturas que os jogadores vão encontrar no Brasil: temperaturas elevadas durante o dia, e temperaturas muito baixas nos jogos disputados durante a noite na zona sul do país. 
 
Para além da camisola Nike Pro, a Nike apresenta também os calções Nike Pro Combat Ultralight Slider Short. Estes calções permitem maior protecção e ajuste, são 20% mais leves que a versão anterior e são feitos 87% de poliéster reciclado.
 
O equipamento da Selecção Brasileira vai estar disponível nas lojas Nike e em nike.com para pré-reservas a partir de 24 de Novembro e à venda em todo o mundo a partir do dia 5 de Dezembro.
 
 
Imagens em alta resolução:

Sem comentários:

Enviar um comentário