A Nike apresentou ontem, no Rio de
Janeiro, o novo equipamento principal da Selecção Brasileira de Futebol. O
equipamento que será utilizado pelo país anfitrião no próximo verão combina
performance, inovação, design e sustentabilidade ambiental.
REGULAÇÃO TÉRMICA E CONFORTO
A prioridade para as equipas de design
da Nike é garantir a melhor performance dos atletas durante o jogo, regulando a
temperatura corporal. Utilizando uma combinação da tecnologia Nike Dri-FIT,
malha “burnout” e orifícios de ventilação perfurados a laser, os designers
conseguem criar refrigeração nas zonas onde os jogadores mais necessitam.
A tecnologia Nike Dri-FIT expulsa a
humidade da pele para o exterior da camisola, evaporando-a mais rapidamente. Os
orifícios perfurados a laser, juntamente com uma malha avançada em zonas-chave,
permitem aumentar a respirabilidade e a ventilação da pele.
“Ao manter o corpo mais fresco durante
mais tempo, os jogadores sentem-se mais confortáveis, suam menos e têm um
melhor desempenho em campo”,
refere Martin Lotti, director criativo da Nike Football.
Para além de manter o jogador fresco,
a Nike utiliza um novo tecido dual-knit que incorpora algodão e
poliéster reciclado aumentando assim as propriedades de absorção da humidade,
ao mesmo tempo que acrescenta um toque mais suave e ajustado.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Em linha com o compromisso da Nike de
oferecer o melhor desempenho com o menor impacto ambiental, as camisolas, os
calções – e pela primeira vez num equipamento de uma Selecção, as meias – são
fabricadas a partir de garrafas de plástico recicladas. (Poliéster 100%
reciclado nos calções, 96% na camisola e 78% nas meias). Cada equipamento é
concebido através da utilização de uma média de 18 garrafas de plástico
recicladas. Desde 2010, a Nike já retirou cerca de 2 mil milhões de garrafas de
aterros, o suficiente para cobrir mais de 2.800 campos de futebol.
DESIGN “COM ALMA”
Inspirada pela criatividade ímpar do
Brasil, a equipa de design da Nike tentou replicar a cultura única e específica
do país no design do novo equipamento da Selecção, permanecendo fiel à cultura
e à tradição da camisola amarela.
“A camisola do equipamento principal é
como a bandeira nacional; simboliza o país e o seu povo. Quisemos criar uma
fusão entre a trepidante velocidade do futebol e a cultura do Brasil, ao mesmo
tempo que nos mantivemos fiéis àquilo que o equipamento representa”, refere Martin Lotti.
A camisola apresenta um colarinho em Y
que permite um look confortável e ajustado, resultado de uma análise tridimensional
de cada membro da selecção brasileira levada a cabo pelos designers da Nike,
que utilizaram esses dados para criar uma forma de colarinho que maximizasse a
comodidade.
O símbolo da Confederação Brasileira
de Futebol foi também renovado. Um bordado metálico dourado foi acrescentado ao
símbolo original para lhe dar maior brilho; para além disso a versão de 2014 é
ligeiramente maior.
Na parte de trás do símbolo, no
interior da camisola, está a inscrição “Nascido para jogar futebol”. A Nike
também trabalhou com o designer brasileiro Bruno Big para desenhar um símbolo
de orgulho do país na parte de trás do pescoço, em cada camisola: um pequeno
canário amarelo representando a “Canarinha”.
“Usar a amarelinha é uma honra para
mim e para os meus colegas de equipa”, refere Neymar. “O Brasil é um sítio muito especial
para jogar futebol, e nós queremos esforçar-nos ao máximo e vencer pelo nosso
país. Este equipamento ajuda-nos a alcançar esse objectivo graças à tecnologia
e à inspiração que representa”.
Os calções são na clássica cor azul
com uma risca branca. Simples e icónicos, o ajuste é mais fino e adaptado ao
corpo, tendo sido desenhados para potenciar o movimento e conforto.
O nome e o número de cada jogador
foram também cuidadosamente desenhados com um mini orifício que permita
eliminar a humidade e regular a temperatura. O estilo do nome e número dos
jogadores é inspirado nos tipos de letra clássicos usados na arte de rua do
Brasil. Todas as camisolas que vão ser usadas pelos jogadores e vendidas no
Brasil, são fabricadas no Brasil.
O EQUIPAMENTO PERFEITO
Os designers utilizaram imagens
tridimensionais do corpo de todos os membros da selecção brasileira para
recolher dados sobre a forma dos jogadores e conceber um equipamento melhorado,
mais confortável e que permita que o corpo se movimente de forma mais natural.
Ao mesmo tempo que estudaram em
detalhe todos os elementos dos equipamentos modernos de futebol, os designers
da Nike prestaram especial atenção às meias. Combinando as visões de jogadores
de elite e a pesquisa de novos materiais e processos, as meias Nike Elite
Match Fit destacam-se pelo seu design, mais atractivo e específico para
futebol. As zonas de reforço, estrategicamente posicionadas, garantem conforto
e protecção no dedo grande do pé e nos tornozelos, onde ocorrem a maioria dos
impactos; e o reforço no arco do pé, segurando-o com firmeza, minimiza o risco
de escorregamento.
NIKE PRO
A camisola Nike Pro é a mais leve de
sempre da Nike e destaca-se pela sua respirabilidade e ventilação.
Olhando para 2014, a Nike vai oferecer
uma variedade de camisolas Nike Pro aos jogadores. Este produto foi desenhado
para enfrentar a amplitude de temperaturas que os jogadores vão encontrar no
Brasil: temperaturas elevadas durante o dia, e temperaturas muito baixas nos
jogos disputados durante a noite na zona sul do país.
Para além da camisola Nike Pro, a Nike
apresenta também os calções Nike Pro Combat Ultralight Slider Short. Estes
calções permitem maior protecção e ajuste, são 20% mais leves que a versão
anterior e são feitos 87% de poliéster reciclado.
O equipamento da Selecção Brasileira
vai estar disponível nas lojas Nike e em nike.com para pré-reservas a partir de
24 de Novembro e à venda em todo o mundo a partir do dia 5 de Dezembro.
Imagens
em alta resolução:
Sem comentários:
Enviar um comentário